Exposição Paraíba Grandes Nomes estará em Cajazeiras a partir desta terça-feira

A cidade de Cajazeiras-PB receberá nesta terça-feira, 18 de junho, a exposição itinerante “Paraíba Grandes nomes: A Xilogravura e o Cordel, Apresentando Importantes Personalidades do Estado”. A mostra de 30 painéis sobre as personalidades paraibanas estará na Biblioteca Pública Municipal Dr. Castro Pinto. A abertura da exposição está prevista para as 19h.

Nos painéis, são mostrados a vida, a obra e os feitos de personalidades do estado através de versos e xilogravuras do artista plástico Josafá de Orós. Nomes conhecidos como o Padre Rolim, Ariano Suassuna, Celso Furtado, Sivuca, José Américo, José Lins do Rego, Jackson do Pandeiro, Pedro Américo, Augusto dos Anjos, são destaques da exposição juntamente com outros nomes não tão conhecidos pelo grande público e outros que são lembrados apenas em suas regiões de origem.


A exposição faz parte do projeto de mesmo nome e em Cajazeiras, tem como parceria a Secretaria Municipal de Educação e a Biblioteca Pública Municipal Dr. Castro Pinto.

O artista Josafá de Orós.
“Para construir um projeto dessa magnitude e tão necessário à valorização da nossa cultura e ao fortalecimento do nosso povo, nos debruçamos sobre amplo e maravilhoso acervo, para – feito barro nas mãos do oleiro - moldá-lo, sob a forma da poesia popular, e apresentarmos nomes tão singulares quanto poderosos que o nosso Estado fartamente vem produzindo ao longo de séculos. Com este projeto lançamos apenas uma ideia e uma provocação”, destaca Josafá de Orós, coordenador do projeto.

O projeto é realizado através do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e o do Banco do Nordeste do Brasil. “Quando estes órgãos se juntam nesse esforço demonstram que nunca é tarde para salvar a pátria pela cultura, e, no cumprimento de seus papéis de incentivadores oferecem dignidade à formação do nosso povo, tão assediado pelo exógeno e, cada vez mais, carente de alma própria”, disse Orós.

Outras informações sobre o projeto através do e-mail josafadeoros@gmail.com  e do telefone (83) 9313-0959, com Josafá de Orós.

(Rosenato Barreto)